Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.
RESOLUÇÃO SME Nº 13/03
(Publicação DOM 28/11/2003 p. 09)
DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES E NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS PARA O ANO DE 2004
A Secretária Municipal de Educação, no uso das atribuições legais,
torna pública a Política de Expansão do Atendimento à Demanda de
Educação Infantil e estabelece suas diretrizes,
CONSIDERANDO
como princípio da
Escola Viva
a democratização do acesso e da permanência na Educação Infantil;
CONSIDERANDO
os instrumentos legais que fundamentam o atendimento às crianças de zero a seis anos:
Constituição República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988;
Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990;
Lei Orgânica do Município
de 30 de março de 1990;
Lei Orgânica da Assistência Social, Lei nº 8.742, de 07 de outubro de 1993;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996;
Plano Nacional de Educação, Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001;
Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001;
Lei Municipal nº 11.600
de 07 de julho de 2003;
Resolução conjunta SME/FUMEC nº 13/03;
Resolução conjunta SME/FUMEC nº 14/03;
Art. 1º -
A Secretaria Municipal de Educação e as Direções das Unidades
Educacionais deverão elaborar estudos conjuntos com o objetivo de:
I -
Otimizar os espaços existentes nas Unidades Escolares, visando disponibilizar maior número de vagas;
II -
Rever a capacidade das Unidades Educacionais;
III-
Organizar as turmas por faixa etária mais próxima: respeitando as datas-base estabelecidas para cada agrupamento.
Art. 2º - Nos agrupamentos I e II o atendimento se dará prioritariamente em período integral, podendo ser em período parcial, excepcionalmente, conforme a necessidade da mãe e da criança;
Art. 3º - Manter e/ou ampliar as vagas já existentes em período integral, para a faixa etária de 04 a 06 anos, respeitando a especificidade de cada Unidade Educacional em relação a sua capacidade, número de matriculados e cadastro; em acordo com a comunidade escolar.
Art. 4º - Os CEMEIs e as EMEIs deverão promover a matrícula para o ano de 2004 junto aos responsáveis pelas crianças cadastradas considerando a listagem anual emitida pela Secretaria Municipal de educação,, seguindo o cronograma estabelecido pela SME.
Art. 5º -
No ato da matrícula o responsável pela criança deverá preencher ficha
cadastral e apresentar os seguintes documentos que ficarão arquivados na
U.E.:
I --
Cópia da Certidão de Nascimento ou do RG da criança;
II --
Cópia da Carteira de Vacinação atualizada;
III
-- Cópia do comprovante de endereço através de conta de água em nome
do responsável e/ou na ausência desta, qualquer outro documento
comprobatório em seu nome;
IV --
Cópia de comprovante de guarda ou tutela, se for o caso;
Art. 6º - Para as vagas existentes nas Unidades Educacionais as matrículas serão realizadas na seguinte ordem:
I-
Atendimento às crianças cadastradas e reclassificadas para o ano de 2004.
II -
Atendimento às crianças inscritas nas fases do Cadastro a partir de outubro do ano de 2003.
Parágrafo único -
Havendo vaga, as matrículas poderão ser realizadas em qualquer época do ano letivo.
Art. 7º- O processo de matrícula será acompanhado pelo Conselho de Escola.
Art. 8º - O atendimento das vagas disponíveis no Agrupamento III deverá prioritariamente, esgotar a demanda dos inscritos no Cadastro, por idade decrescente, ou seja, dos mais velhos para os mais novos.
Art. 9º - A matrícula de aluno por transferência da Rede Municipal de Educação Infantil de Campinas, terá prioridade no atendimento, em qualquer época do ano letivo.
Art. 10 - Quanto à ausência da criança, a Direção da Unidade Educacional deverá orientar a família da seguinte forma:
I -
Justificativa de falta: a ausência da criança a partir de 05 (cinco)
dias consecutivos deverá ser justificada pelos pais ou responsáveis;
II -
A ausência da criança por mais de 5 (cinco) dias consecutivos sem
justificativa, implicará a convocação do responsável pela criança para
uma entrevista com a Direção da Unidade Educacional, para a avaliação da
situação familiar e verificação da vaga;
Art. 11-
A Direção da escola deverá notificar ao Conselho Tutelar do Município, o
juiz competente da Comarca e o representante do Ministério Público, a
relação dos alunos que apresentarem acima de 25 dias consecutivos de
ausência, conforme Lei Federal nº 10.287 de 20/09/01.
Parágrafo Único -
Após a notificação ao Conselho Tutelar, as vagas desses alunos serão
colocadas em disponibilidade para o atendimento da demanda e a Direção
Educacional deverá informar à Coordenadoria Setorial de Educação Básica.
Art. 12 - Os dados atualizados de matrícula e cancelamento de cadastro das crianças deverão ser enviados mensalmente, via memorando, ao NAED, para atualização dado Banco de dados da SME.
Art. 13 -
O processo de rematrícula será divulgado pela Direção da Unidade
Educacional, garantindo aos matriculados a sua permanência, de acordo
com o cronograma estabelecido nesta Resolução.
§ 1º -
As Unidades Educacionais que não atendem turmas do agrupamento III
deverão garantir a rematrícula dos alunos para outra Unidade Educacional
da área de abrangência, observando a proximidade da residência da
criança.
§ 2º
- A organização do atendimento que trata o parágrafo anterior caberá
aos Supervisores Educacionais dos NAEDs e às Direções Educacionais
envolvidas.
Art. 14 - As vagas ociosas, após esgotamento do atendimento ao cadastro, deverão ser disponibilizadas para atendimento da demanda das Unidades Educacionais próximas.
Art. 15 - É responsabilidade da Direção da Unidade Escolar manter o atendimento em sua capacidade máxima após estudos a que se refere o artigo 1º desta Resolução.
Art. 16 - Os casos não previstos nesta Resolução serão analisados pela Secretária Municipal de Educação.
Art. 17 - A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as Resoluções anteriores, em especial a Resolução SME nº 23/2002.
Art. 18 - O processo de matrícula seguirá o seguinte cronograma:
MATRÍCULA POR REMANEJAMENTO:
25 a 28/11/2003
TRANSFERÊNCIA:
01 a 03 /12/2003
MATRÍCULA:
17 a 22/12/2003
Campinas, 27 de novembro de 2003
CARMEN LUCIA FURRER ARRUDA WAGNER
Diretora do Depto. Financeiro Respondendo Interinamente pela Secretaria Municipal de Educação