Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.
DECRETO Nº 22.853, DE 3 DE JULHO DE 2023
(Publicação DOM 04/07/2023 p.1)
Ver Lei Complementar nº 460, de 25/03/2024 - Nova Estrutura da Secretaria de Urbanismo
Dispõe sobre a reorganização da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, em conformidade com o art. 23 da Lei nº 10.248, de 15 de setembro de 1999.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 75, caput, incisos II, III e VIII e XV da Lei Orgânica do Município,
CONSIDERANDO o art. 84, caput, inciso VI, alínea "a", da Constituição Federal, que permite ao Chefe do Poder Executivo dispor, mediante decreto, sobre a organização e funcionamento dos órgãos da administração pública, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
CONSIDERANDO a necessidade de se adequar a estrutura administrativa, com a definição das funções e a vinculação de cargos em comissão criados pela Lei Complementar nº 301, de 22 de abril de 2021,
DECRETA:
I - definir e implementar programas e projetos de desenvolvimento físico-territorial e urbanístico no Município;
II - desenvolver estudos urbanísticos considerando a interface metropolitana, questões ambientais e socioeconômicas;
III - desenvolver os planos e projetos urbanísticos, conforme as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor do Município, e sistematizar as informações da Prefeitura Municipal na área de sua atuação;
IV - administrar o banco de dados com informações imobiliárias e socioeconômicas do Município, e manter permanentemente atualizado o mapeamento físico e a cartografia do Município.
I - atualizar e garantir o cumprimento do Código de Obras do Município;
II - analisar, orientar e aprovar projetos urbanísticos e projetos de residências unifamiliares, multifamiliares, verticais e horizontais, edifícios comerciais, industriais e institucionais;
III - analisar, avaliar e levantar os custos das mitigações oriundas do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e do Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV), bem como formular e propor alterações normativas quanto a eles;
IV - fiscalizar os parcelamentos do solo irregulares e clandestinos;
V - licenciar, controlar e fiscalizar os usos comerciais, institucionais e industriais.
I - o Decreto nº 21.534, de 15 de junho de 2021;
II - o Decreto nº 22.847, de 27 de junho de 2023.
Art. 9º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação
DISTRIBUIÇÃO DOS CARGOS EM COMISSÃO POR SECRETARIA MUNICIPAL
SECRETARIA | CARGO | QUANTIDADE |
SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO | SECRETÁRIO MUNICIPAL | 1 |
SECRETÁRIO ADJUNTO | 1 | |
DIRETOR | 2 | |
COORDENADOR DEPARTAMENTAL | 8 | |
ASSESSOR SUPERIOR I | 1 | |
ASSESSOR NÍVEL MÉDIO I | 1 | |
ASSESSOR NÍVEL MÉDIO II | 1 |
o
SECRETARIA/ÓRGÃO (nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 460, de 25/03/2024) | CARGO/FUNÇÃO DE CONFIANÇA (nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 460, de 25/03/2024) | QUANTIDADE |
SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO | SECRETÁRIO MUNICIPAL | 1 |
SECRETÁRIO ADJUNTO (acrescido pela Lei Complementar nº 460, de 25/03/2024) | 1 | |
DIRETOR (nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 460, de 25/03/2024) | 3 | |
COORDENADOR DEPARTAMENTAL (nova redação de acordo com a Lei Complementar nº 460, de 25/03/2024) | 10 | |
ASSESSOR SUPERIOR I | 1 | |
ASSESSOR NÍVEL MÉDIO I | 1 | |
ASSESSOR NÍVEL MÉDIO II | 1 | |
FUNÇÃO GRATIFICADA DE CHEFE DE SETOR (acrescido pela Lei Complementar nº 460, de 25/03/2024) | 26 |
o
REDENOMINAÇÃO DE UNIDADES ADMINISTRATIVAS
DE | PARA |
COORDENADORIA SETORIAL ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL FINANCEIRA |
COORDENADORIA SETORIAL DE ADMINISTRAÇÃO | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL ADMINISTRATIVA |
COORDENADORIA SETORIAL DE APROVAÇÃO DE PROJETOS | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE APROVAÇÃO DE PROJETOS |
COORDENADORIA SETORIAL DE ATENDIMENTO À CLIENTE | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE ATENDIMENTO À CLIENTE |
COORDENADORIA SETORIAL DE BANCO DE DADOS | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE BANCO DE DADOS |
COORDENADORIA SETORIAL DE FISCALIZAÇÃO | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE FISCALIZAÇÃO |
COORDENADORIA SETORIAL DE GEOPROCESSAMENTO, BASE CARTOGRÁFICA E AEROFOTOGRAMETRIA | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE GEOPROCESSAMENTO, BASE CARTOGRÁFICA E AEROFOTOGRAMETRIA |
COORDENADORIA SETORIAL DE LAUDOS E DESENHOS TÉCNICOS | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE LAUDOS E DESENHOS TÉCNICOS |
COORDENADORIA SETORIAL DE PARCELAMENTO DO SOLO | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PARCELAMENTO DO SOLO |
COORDENADORIA SETORIAL DE PLANEJAMENTO FÍSICO TERRITORIAL | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PLANEJAMENTO FÍSICO TERRITORIAL |
COORDENADORIA SETORIAL DE PLANEJAMENTO SOCIOECONÔMICO | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE DADOS SOCIOECONÔMICO |
COORDENADORIA SETORIAL DE PLANEJAMENTO VIÁRIO | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PLANEJAMENTO VIÁRIO |
COORDENADORIA SETORIAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO |
COORDENADORIA SETORIAL DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO | COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE USO DO SOLO |
DEPARTAMENTO DE CONTROLE URBANO | DEPARTAMENTO DE CONTROLE URBANO |
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E CADASTRO | DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E CADASTRO |
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO | DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO |
DEPARTAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO | DEPARTAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO |
SETOR DE AEROFOTOGRAMETRIA E RESTITUIÇÃO | SETOR DE AEROFOTOGRAMETRIA E RESTITUIÇÃO |
SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS DE MÉDIO PORTE | SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS DE MÉDIO PORTE |
SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS DE PEQUENO PORTE | SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS DE PEQUENO PORTE |
SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS ESPECIAIS | SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS ESPECIAIS |
SETOR DE CARTOGRAFIA | SETOR DE CARTOGRAFIA |
SETOR DE CERTIDÕES | SETOR DE CERTIDÕES |
SETOR DE CONTROLE ADMINISTRATIVO | SETOR DE CONTROLE ADMINISTRATIVO |
SETOR DE CONVERSÃO DE DADOS | SETOR DE CONVERSÃO DE DADOS |
SETOR DE DIRETRIZES VIÁRIAS | SETOR DE DIRETRIZES VIÁRIAS |
SETOR DE DIRETRIZES VIÁRIAS | SETOR DE DIRETRIZES VIÁRIAS |
SETOR DE DOCUMENTAÇÃO | SETOR DE DOCUMENTAÇÃO |
SETOR DE EXPEDIENTE | SETOR DE EXPEDIENTE |
SETOR DE EXPEDIENTE | SETOR DE EXPEDIENTE |
SETOR DE EXPEDIENTE GERAL | SETOR DE EXPEDIENTE |
SETOR DE FICHA DE INFORMAÇÃO | SETOR DE FICHA DE INFORMAÇÃO |
SETOR DE INFORMAÇÕES ANALÍTICAS | SETOR DE INFORMAÇÕES ANALÍTICAS |
SETOR DE INFORMAÇÕES CARTOGRÁFICAS | SETOR DE INFORMAÇÕES CARTOGRÁFICAS |
SETOR DE LAUDOS TÉCNICOS | SETOR DE LAUDOS TÉCNICOS |
SETOR DE LICENÇA E PUBLICIDADE | SETOR DE LICENÇA E PUBLICIDADE |
SETOR DE LICENÇA E USO | SETOR DE LICENÇA E USO |
SETOR DE MANUTENÇÃO, CADASTRO E BASE CARTOGRÁFICA | SETOR DE MANUTENÇÃO, CADASTRO E BASE CARTOGRÁFICA |
SETOR DE PARCELAMENTO DO SOLO | SETOR DE PARCELAMENTO DO SOLO |
SETOR DE PATRIMÔNIO | SETOR DE PATRIMÔNIO |
SETOR DE PLANEJAMENTO SOCIOECÔNOMICO | SETOR DE PLANEJAMENTO SOCIOECÔNOMICO |
SETOR DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL | SETOR DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL |
SETOR DE PLANOS URBANÍSTICOS | SETOR DE PLANOS URBANÍSTICOS |
SETOR DE PLANOS VIÁRIOS | SETOR DE PLANOS VIÁRIOS |
SETOR DE RECEPÇÃO TÉCNICA E INFORMATIVA | SETOR DE RECEPÇÃO TÉCNICA E INFORMATIVA |
SETOR DE RECURSOS HUMANOS E INFORMÁTICA | SETOR DE RECURSOS HUMANOS E INFORMÁTICA |
SETOR DE SUPRIMENTOS E CONTROLE FINANCEIRO | SETOR DE SUPRIMENTOS E CONTROLE FINANCEIRO |
SETOR DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO | SETOR DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO |
SETOR DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA DAS EDIFICAÇÕES | SETOR DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA DAS EDIFICAÇÕES |
SETOR DE VISTORIA TÉCNICA | SETOR DE VISTORIA TÉCNICA |
SETOR DE ZONEAMENTO | SETOR DE ZONEAMENTO |
ANEXO III
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO |
GABINETE DO SECRETÁRIO |
SETOR DE EXPEDIENTE |
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PLANEJAMENTO FÍSICO TERRITORIAL |
SETOR DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE DADOS SOCIOECONÔMICOS |
SETOR DE PLANOS URBANÍSTICOS |
SETOR DE PLANEJAMENTO SOCIOECONÔMICO |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PLANEJAMENTO VIÁRIO |
SETOR DE DIRETRIZES VIÁRIAS |
SETOR DE PLANOS VIÁRIOS |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PARCELAMENTO DO SOLO |
SETOR DE PARCELAMENTO DO SOLO |
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E CADASTRO |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE BANCO DE DADOS |
SETOR DE INFORMAÇÕES CARTOGRÁFICAS |
SETOR DE INFORMAÇÕES ANALÍTICAS |
SETOR DE DOCUMENTAÇÃO |
SETOR DE CONVERSÃO DE DADOS |
SETOR DE PATRIMÔNIO |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE ATENDIMENTO À CLIENTE |
SETOR DE CERTIDÕES |
SETOR DE ZONEAMENTO |
SETOR DE FICHA DE INFORMAÇÃO |
SETOR DE RECEPÇÃO TÉCNICA E INFORMATIVA |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE GEOPROCESSAMENTO, BASE CARTOGRÁFICA E AEROFOTOGRAMETRIA |
SETOR DE AEROFOTOGRAMETRIA E RESTITUIÇÃO |
SETOR DE CARTOGRAFIA |
SETOR DE MANUTENÇÃO, CADASTRO E BASE CARTOGRÁFICA |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE LAUDOS E DESENHOS TÉCNICOS |
SETOR DE LAUDOS TÉCNICOS |
o
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - DEPLAN Atribuições principais: elaboração e revisão de Plano Diretor e outros planos, programas e projetos, voltados ao desenvolvimento urbano do município e acompanhamento de sua implantação; participação na elaboração e revisão de legislações de cunho urbanístico; coordenação da integração com outros órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, com outras esferas de governo e com a sociedade civil na formulação de planos e projetos de desenvolvimento urbano; fomento, através de estudos urbanísticos, da integração metropolitana e do desenvolvimento econômico; realização do cadastramento de glebas e emissão de diretrizes urbanísticas para o desenvolvimento de projetos de ocupação urbana; aprovação de loteamentos, anexação/subdivisão de lotes; acompanhamento e aprimoramento da legislação relativa ao planejamento e ordenamento do território urbano/rural.
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E CADASTRO - DIDC
Atribuições principais: elaboração e manutenção de conteúdo documental imobiliário, gráfico e textual do território municipal de Campinas; manutenção da base cartográfica e do banco de dados do cadastro físico territorial do município; fornecimento de dados cadastrais aos cidadãos e aos demais órgãos da Administração; análise topográfica; emissão de ficha informativa, de numeração predial e de segunda via de plantas aprovadas, emissão de certidões referentes aos elementos do cadastro imobiliário do município e informações referentes ao zoneamento urbano, áreas tombadas ou em processo de tombamento; emissão de certidões descritivas referentes a certificado de conclusão de obras - CCO (habite-se), medidas de áreas e confrontações de lotes e glebas, vinculação de box/apartamento, especificações de condomínio; numeração de lotes e glebas, numeração predial; demolição de edificações; denominação de logradouros públicos, aprovação de projetos (lotes, glebas, edificações, etc.), desapropriações, localização de áreas quanto ao perímetro urbano, incidência de diretrizes viárias; informação de patrimônio de propriedades.
o
SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO |
GABINETE DO SECRETÁRIO |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL FINANCEIRA |
SETOR DE SUPRIMENTOS E CONTROLE FINANCEIRO |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL ADMINISTRATIVA |
SETOR DE CONTROLE ADMINISTRATIVO |
SETOR DE EXPEDIENTE |
SETOR DE RECURSOS HUMANOS E INFORMÁTICA |
DEPARTAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE APROVAÇÃO DE PROJETOS |
SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS DE PEQUENO PORTE |
SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS DE MÉDIO PORTE |
SETOR DE ANÁLISE DE PROJETOS ESPECIAIS |
DEPARTAMENTO DE CONTROLE URBANO |
SETOR DE EXPEDIENTE |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE USO DO SOLO |
SETOR DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO |
SETOR DE DIRETRIZES VIÁRIAS |
SETOR DE LICENÇA E USO |
SETOR DE LICENÇA E PUBLICIDADE |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE FISCALIZAÇÃO |
SETOR DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA DAS EDIFICAÇÕES |
COORDENADORIA DEPARTAMENTAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO |
SETOR DE VISTORIA TÉCNICA |
o
DEPARTAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO - DUOS
Atribuições principais: análise e aprovação de edificações em solo privado e emissão de alvarás de aprovação e execução; regularizações de residências unifamiliares, multifamiliares, verticais e horizontais, edifícios comerciais e/ou industriais; emissão de certificado de conclusão de obras; emissão de alvará de demolição de construções em áreas particulares; coordenação da análise de Estudos de Impacto e Vizinhança (EIV) e de Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV); análise, avaliação e levantamento dos custos das mitigações oriundas do Estudo de Impacto de Vizinhança e do Relatório de Impacto de Vizinhança - EIV / RIV; monitoramento da política de parcelamento do solo do município; análise e aprovação de projetos de parcelamento do solo.
DEPARTAMENTO DE CONTROLE URBANO - DECON
Atribuições principais: emissão de alvará de uso do solo e eventos para usos comerciais, institucionais, e industriais; fiscalização de obras e de atividades comerciais em solo privado; vistorias para atestar a segurança de edificações, emitindo laudos técnicos e de interdição; promoção de vistorias técnicas em locais de eventos para atestar a segurança e as condições dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio; realização de ações de prevenção contra incêndio, em especial, vistorias de edifícios para atestar as condições de segurança contra incêndio e pânico.
Campinas, 03 de julho de 2023
DÁRIO SAADI
Prefeito Municipal
PETER PANUTTO
Secretário Municipal de Justiça
ELIANE JOCELAINE PEREIRA
Secretária Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
CAROLINA BARACAT LAZINHO
Secretária Municipal de Planejamento e Urbanismo
Redigido conforme elementos do Processo SEI PMC.2023.00063114-00.
ADERVAL FERNANDES JUNIOR
Secretário Municipal Chefe de Gabinete do Prefeito
Ouvindo... Clique para parar a gravao...