Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.
RESOLUÇÃO CME Nº 03/2008
(Publicação DOM 26/08/2008 p.03)
Dispõe sobre pedidos de revisão dos resultados finais de avaliação de alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campinas.
O
Conselho Municipal de Educação no uso das atribuições legais e,
CONSIDERANDO
a Lei Federal Nº 9.394, de 20/12/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional;
CONSIDERANDO
a Lei Federal Nº 8.069, de 13/07/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e
do Adolescente;
CONSIDERANDO
a
Lei Municipal Nº 6.894
, de 24/12/1991, que dispõe
sobre o Estatuto do Magistério Público e dá providências correlatas;
CONSIDERANDO
a
Lei Municipal Nº 8.869
, de 24/06/1996, que dispõe
sobre a criação, a composição, as atribuições e o funcionamento do Conselho
Municipal de
Educação nos termos do
artigo 230, § 1º
, da Lei
Orgânica do Município de Campinas;
CONSIDERANDO
a
Lei Municipal Nº 10.493
, de 25/04/2000, que altera
o
CONSIDERANDO
a
Lei Municipal Nº 12.501
, de 13/03/2006, que
institui o Sistema Municipal de Ensino em Campinas;
CONSIDERANDO
a
Lei Municipal Nº 12.987
, de 28/06/2007, que dispõe
sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Público
Municipal de Campinas;
CONSIDERANDO
o Regimento Comum das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Campinas,
suas alterações e adendos;
CONSIDERANDO
a
Resolução SME/FUMEC Nº 04
, de 19/07/2007, que
dispõe sobre as competências de diferentes instâncias e profissionais da
Secretaria Municipal de Educação/Fundação Municipal para Educação Comunitária-
FUMEC em relação ao Sistema Municipal de Ensino;
CONSIDERANDO
a
Resolução SME Nº 15
, de 24/11/2007, que dispõe
sobre o trabalho docente de participação em CHP;
CONSIDERANDO
a
Resolução SME Nº 02
, de 14/02/2008, que dispõe
sobre a regulamentação das Horas-Projeto na Rede Municipal de Ensino de
Campinas;
CONSIDERANDO
a Ordem de Serviço SME Nº 02, de 04/04/2008, que estabelece a política de
formação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Campinas;
CONSIDERANDO
que cabe garantir ao aluno da Rede Municipal de Ensino de Campinas, e/ou ao seu
responsável legal, o direito de questionar o resultado da avaliação final do
Conselho de Classe;
CONSIDERANDO
a necessidade de se estabelecer procedimentos comuns sobre pedidos de
reconsideração e de recursos referentes aos resultados finais de avaliação dos
alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental;
RESOLVE:
I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
I -
orientar a participação do docente em cursos de formação continuada;
II -
reorientar a utilização da Carga Horária Pedagógica - CHP e da Hora-Projeto
HP na Unidade Educacional.
I - a
análise dos registros indicados nos Art. 2º, 3º e 4º desta Resolução;
II - a
indicação, à Equipe Gestora, dos procedimentos cabíveis;
I - em
PRIMEIRA INSTÂNCIA, por meio de pedido de RECONSIDERAÇÃO, dirigido ao Diretor
Educacional da Unidade Educacional;
II - em
SEGUNDA INSTÂNCIA, por meio do pedido de RECURSO, dirigido ao Representante
Regional da Secretaria Municipal de Educação SME;
III -
em TERCEIRA INSTÂNCIA, por meio do pedido de RECURSO ESPECIAL, dirigido ao
Presidente do Conselho Municipal de Educação CME.
II - DO PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO
I -
registrada na Ata do Conselho de Classe da Unidade Educacional e o processo arquivado
no prontuário do aluno;
II -
comunicada ao requerente, mediante ciência inequívoca, em até dois dias úteis após
a decisão.
III - DO RECURSO
I -
registrada na Ata do Conselho de Classe da Unidade Educacional e o processo arquivado
no prontuário do aluno.
II -
comunicada ao requerente pelo Diretor da Unidade Educacional, mediante ciência inequívoca,
em até dois dias úteis após a data do recebimento do processo.
IV - DO RECURSO ESPECIAL
I -
registrada na Ata do Conselho de Classe da Unidade Educacional e o processo arquivado
no prontuário do aluno;
II - comunicada
ao requerente, pelo Diretor da Unidade Educacional, mediante ciência inequívoca,
em até dois dias úteis após o recebimento do processo.
V - DOS DOCUMENTOS DE ANÁLISE
I -
Plano de Ensino do componente curricular objeto da retenção, incluindo a
descrição dos instrumentos de avaliação com indicação dos critérios utilizados;
II -
projeto de recuperação e relatório de seu processo de realização;
III -
relatório do Coordenador Pedagógico quanto à utilização da Carga Horária Pedagógica
-CHP e Hora Projeto - HP ao longo do período letivo;
IV -
registros da utilização das horas destinadas ao Trabalho Docente Individual (TDI);
V -
registros da utilização das horas destinadas ao Trabalho Docente Coletivo
(TDC), nas quais se analisou o desempenho escolar dos alunos;
VI -
registro da Equipe Gestora da Unidade Educacional referente ao disposto no Art.
4º desta Resolução;
VII -
registros do Coordenador Pedagógico concernentes à observância do Art. 5º desta
Resolução;
VIII -
registros do Supervisor Educacional concernentes à observância do Art. 6º desta
Resolução;
IX - ficha
de avaliação descritiva e individual do aluno referente ao processo de ensino e
de aprendizagem;
X -
Histórico Escolar do aluno;
XI -
Diários de Classe;
XII -
Atas das Reuniões Pedagógicas nas quais se analisou o desempenho dos alunos ao
longo e ao final do período letivo e dos Conselhos de Classe;
XIII -
Plano Escolar/Projeto Pedagógico, no caso de RECURSO ESPECIAL;
XIV -
indeferimento do Diretor Educacional quanto ao pedido de RECONSIDERAÇÃO, quando
tratar-se de RECURSO;
XV - indeferimentos
do Diretor Educacional, quanto ao pedido de RECONSIDERAÇÃO, e do Representante
Regional quanto ao pedido de RECURSO, quando tratar-se de RECURSO ESPECIAL.
I -
ANEXO 1: solicitação de RECONSIDERAÇÃO, encaminhada pelo aluno/responsável
legal ao(à) Diretor(a) Educacional, referente ao resultado final de avaliação
emitido pelo Conselho de Classe;
II -
ANEXO 2: solicitação de RECONSIDERAÇÃO, encaminhada ao(à) Diretor(a) Educacional
por um dos Especialistas de Educação que compõem a equipe gestora da Unidade
Educacional, referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de
Classe;
III -
ANEXO 3: decisão do(a) Diretor(a) Educacional quanto ao pedido de RECONSIDERAÇÃO;
IV -
ANEXO 4: declaração de ciência inequívoca relativa à decisão do(a) Diretor(a) Educacional
referente ao pedido de RECONSIDERAÇÃO;
V -
ANEXO 5: solicitação de RECURSO, encaminhado pelo aluno/responsável legal ao
Representante Regional da SME, referente ao resultado final de avaliação
emitido pelo Conselho de Classe;
VI -
ANEXO 6: decisão do Representante Regional da SME após análise do pedido de
RECURSO;
VII -
ANEXO 7 : declaração de ciência inequívoca referente à decisão do Representante
Regional da SME após análise do pedido de RECURSO;
VIII -
ANEXO 8: solicitação de RECURSO ESPECIAL, encaminhado pelo aluno/responsável
legal ao Presidente do Conselho Municipal de Educação, referente ao resultado
final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe;
IX -
ANEXO 9: comunicado sobre os pedidos de RECONSIDERAÇÃO, RECURSO E RECURSO
ESPECIAL;
X -
ANEXO 10: Declaração, pelo aluno e pelo seu responsável legal, de ciência inequívoca
sobre o disposto no Comunicado Nº _______, de __/__/__, que trata do direito de
revisão do resultado final de avaliação de alunos.
VI - DA ANÁLISE E DA DECISÃO
VII - DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
I -
elaborar e encaminhar os impressos das Fichas de Avaliação descritivas e
individuais dos Alunos correspondentes ao Ciclo II e aos Anos Finais do Ensino
Fundamental e, posteriormente, dispô-las em rede;
II -
encaminhar os impressos descritos no Art. 19 desta Resolução.
Campinas, 25 de agosto de 2.008.
GRACILIANO DE OLIVEIRA NETO
Presidente
do Conselho Municipal de Educação
ANEXO 1
Modelo de impresso: Solicitação de RECONSIDERAÇÃO, encaminhada pelo aluno/responsável legal ao Diretor(a) Educacional, referente ao resultado final de avaliação, emitido pelo Conselho de Classe.
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ____________________
Escola Municipal de Ensino Fundamental_____________________
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
Solicitação de RECONSIDERAÇÃO
Sr(a) ___________________________________________________________________________
(Nome do(a) Diretor(a) Educacional)
Eu, ______________________________________________________________________,
(Nome do Aluno/a)
aluno(a) matriculado(a) na classe/turma __________, no período __________ desta Unidade Educacional, no ano letivo de 2.0____, solicito RECONSIDERAÇÃO referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, conforme previsto na Resolução CME Nº ____, de ___/___/______.
___________________________
Assinatura do(a) aluno(a)
Eu, ______________________________________________________________________________________________,
(Responsável Legal)
legalmente responsável pelo(a) aluno(a) matriculado(a) na classe/turma__________, no período __________ desta Unidade Educacional, no ano letivo de 2.0____, solicito RECONSIDERAÇÃO referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, conforme previsto na Resolução CME Nº _____, de ___/___/______.
_______________________________________
Assinatura do(a) responsável legal
ANEXO 2
Modelo de impresso: Solicitação de RECONSIDERAÇÃO encaminhada ao Diretor(a) Educacional, por um dos Especialistas de Educação que compõem a equipe gestora da Unidade Educacional, referente ao resultado final de avaliação, emitido pelo Conselho de Classe.
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ____________________
Escola Municipal de Ensino Fundamental_____________________
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
Solicitação de RECONSIDERAÇÃO
Sr(a) ___________________________________________________________________________
(Nome do(a) Diretor(a) Educacional)
Eu, ______________________________________________________________________,
Especialista de Educação desta Unidade Educacional, solicito RECONSIDERAÇÃO referente ao resultado final de avaliação do(a) aluno(a) matriculado(a) na classe/turma__________, no período __________ desta Unidade Educacional, no ano letivo de 2.0___, emitido pelo Conselho de Classe, conforme previsto na Resolução CME Nº _____, de ___/___/______,
_______________________________________
Assinatura do(a) Especialista de Educação
ANEXO 3
Modelo de impresso: Decisão do(a) Diretor(a) Educacional quanto ao pedido de RECONSIDERAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ____________________
Escola Municipal de Ensino Fundamental_________________________________________
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
Decisão quanto ao Pedido de RECONSIDERAÇÃO
Eu, _____________________________________________________, Diretor(a) desta Unidade Educacional, após análise da solicitação de RECONSIDERAÇÃO do resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, referente ao aluno (a)__________________________________________, matriculado (a) na classe/turma______, no período ________, desta Unidade Educacional, no ano letivo de 2.0___ , decido pela ______________ (promoção/retenção) do referido (a) aluno (a), em conformidade com o disposto na Resolução CME Nº ___, de ____/_____/ ______ .
_______________________________________
Assinatura e carimbo do(a)
Diretor(a) Educacional
ANEXO 4
Modelo de impresso: Declaração de ciência inequívoca relativa à decisão do(a) Diretor(a) Educacional referente ao pedido de RECONSIDERAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ____________________
Escola Municipal de Ensino Fundamental________________________________________
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
Declaração de ciência inequívoca
Eu,________________________________________________________________________, aluno(a) matriculado (a) na classe/turma ____________, no período _________ , no ano letivo de 2.0___, desta Unidade Educacional, declaro estar ciente da decisão do Diretor (a) desta Unidade Educacional referente ao pedido de RECONSIDERAÇÃO quanto ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe.
_____________________________________
Assinatura do(a) aluno(a)
Declaração de ciência inequívoca
Eu,________________________________________________________________________, responsável legal pelo aluno(a) matriculado (a) na classe/turma ____________, no período _________ , no ano letivo de 2.0___, desta Unidade Educacional, declaro estar ciente da decisão do Diretor (a) desta Unidade Educacional referente ao pedido de RECONSIDERAÇÃO quanto ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe.
___________________________________
Assinatura do(a) responsável legal
ANEXO 5
Modelo de impresso: Solicitação de RECURSO, encaminhado pelo aluno/responsável legal ao Representante Regional da SME, referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe.
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ____________________
Escola Municipal de Ensino Fundamental__________________________________________
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
Solicitação de análise de RECURSO
Sr.(a) __________________________________________________________
Representante Regional da Secretaria Municipal de Educação
Eu, ______________________________________________________________________,
(Nome do/a Aluno/a)
aluno(a) matriculado(a) na EMEF _________________________________________classe/turma __________, no período __________ , no ano letivo de 2.0____, solicito análise de RECURSO referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, conforme previsto na Resolução CME Nº______, de___/___/______.
_______________________
Assinatura do(a) aluno(a)
Eu, ______________________________________________________________________,
(Responsável Legal)
legalmente responsável pelo (a) aluno(a) matriculado(a) na EMEF _____________________________________________________, classe/turma __________, no período __________ , no ano letivo de 2.0___, solicito análise de RECURSO referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, conforme previsto na Resolução CME Nº ______, de ___/___/______.
_____________________________________
Assinatura do(a) responsável legal
ANEXO 6
Modelo de impresso: Decisão do(a) Representante Regional da SME após análise do pedido de RECURSO
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada __________
Campinas, ______de ______________de 2.0____.
Decisão após análise de Pedido de RECURSO
Eu, ____________________________________________, Representante Regional da Secretaria Municipal de Educação/Núcleo de Ação Educativa Descentralizada _______, após análise do pedido de RECURSO , decido pela _______________ (promoção/retenção) do (a) aluno(a)_________________________________________________________, matriculado(a) na EMEF _________________________________________________, na classe/turma______, no período ________, no ano letivo de 2.0___, em conformidade com o disposto na Resolução CME Nº ___, de ______/_______/ _______.
__________________________________________________
Assinatura e carimbo do(a) Representante Regional da SME
ANEXO 7
Modelo de impresso: Declaração de ciência inequívoca referente à decisão do(a) Representante Regional da SME, após análise do pedido de RECURSO
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ____________________
Campinas, ______de ______________de 2.0____.
Declaração de ciência inequívoca
Eu,__________________________________, aluno(a) _____________________________, matriculado(a) na EMEF _______________, na classe/turma _______, no período _________ , no ano letivo de 2.0___, declaro estar ciente da decisão do(a) Representante Regional da Secretaria Municipal de Educação/ Núcleo de Ação Educativa Descentralizada _____, referente ao pedido de RECURSO quanto ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe.
_________________________________________
Assinatura do(a) aluno(a)
Declaração de ciência inequívoca
Eu, _____________________________________________, responsável legal pelo aluno(a) _____________________________, matriculado(a) na EMEF _______________, na classe/turma _______, no período _________ , no ano letivo de 2.0___, declaro estar ciente da decisão do Representante Regional da Secretaria Municipal de Educação/ Núcleo de Ação Educativa Descentralizada _____, referente ao pedido de RECURSO quanto ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe.
_________________________________________
Assinatura do(a) responsável legal
ANEXO 8
Modelo de impresso: Solicitação de RECURSO ESPECIAL, encaminhado pelo aluno/responsável legal ao Presidente do Conselho Municipal de Educação, referente ao resultado final de avaliação, emitido pelo Conselho de Classe.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
Solicitação de RECURSO ESPECIAL
Sr.(a) __________________________________________________________
Presidente do Conselho Municipal de Educação
Eu, ______________________________________________________________________________________________,
(Nome do Aluno/a)
aluno(a) matriculado(a) na EMEF ______________________, na classe/turma__________, no período __________ , no ano letivo de 2.0____, solicito análise de RECURSO ESPECIAL referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, conforme previsto na Resolução CME Nº ________, de ___/___/___.
____________________
Assinatura do(a) aluno(a)
Eu, ______________________________________________________________________,
(Responsável Legal)
legalmente responsável pelo (a) aluno(a) ______________________________matriculado(a) na EMEF ________________________, na classe/turma__________, no período __________ , no ano letivo de 2.0___, solicito análise de RECURSO ESPECIAL referente ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, conforme previsto na Resolução CME Nº ________, de ___/___/___.
_______________________________________
Assinatura do(a) responsável legal
ANEXO 9
Modelo de impresso: Comunicado sobre os pedidos de RECONSIDERAÇÃO, RECURSO E RECURSO ESPECIAL
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ____________
EMEF__________________________________________________________________________
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
COMUNICADO Nº__ _______/______
Prezados alunos e respectivos responsáveis legais,
Comunico aos alunos e aos seus responsáveis legais que o Conselho Municipal de Educação, por meio da Resolução CME Nº _________, de ____/____/_______, assegura-lhes o direito de solicitar revisão do resultado final de avaliação, e estabelece:
1. O resultado final de avaliação dos alunos, após a reunião do Conselho de Classe, será afixado nesta Unidade Educacional em ____/____/_______, por ocasião da reunião de pais e educadores;
2. O(a) aluno(a) ou seu responsável legal poderá solicitar revisão do resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe, mediante pedido de RECONSIDERAÇÃO, dirigido ao Diretor(a) da Unidade Educacional;
3. O pedido de RECONSIDERAÇÃO deverá ser protocolado na Unidade Educacional, em até dois dias úteis, após a publicação da decisão do Conselho de Classe;
4. A decisão do Diretor(a) Educacional quanto ao pedido de RECONSIDERAÇÃO dar-se-á em até dois dias úteis, após a solicitação;
5. Os impressos de requerimento relativos aos pedidos de RECONSIDERAÇÃO, RECURSO E RECURSO ESPECIAL, serão oferecidos gratuitamente pelos funcionários da Secretaria da Unidade Educacional, aos quais caberá a instrução de preenchimento e a emissão de número de processo;
6. Após a decisão do(a) Diretor(a) da Unidade Educacional referente ao pedido de RECONSIDERAÇÃO, o(a) aluno(a) ou seu responsável legal, caso discorde, poderá solicitar na própria Unidade Educacional pedido de RECURSO, que seguirá para análise do(a) Representante Regional da Secretaria Municipal de Educação;
7. O pedido de RECURSO deverá ser protocolado na Unidade Educacional, em até dois dias úteis a contar da data em que o requerente tomou ciência inequívoca da decisão relativa ao pedido de RECONSIDERAÇÃO.
8. A decisão do(a) Representante Regional da SME quanto ao pedido de RECURSO dar-se-á em até 10 dias úteis, a contar da data de recebimento da solicitação.
9. O(a) aluno(a) ou seu responsável legal, caso discorde da decisão do Representante Regional quanto ao pedido de RECURSO, poderá solicitar pedido de RECURSO ESPECIAL, que seguirá para análise do Presidente do Conselho Municipal da SME;
______________________________________________________
Assinatura e carimbo do(a) Diretor(a) Educacional
ANEXO 10
Modelo de impresso: Declaração, pelo(a) aluno(a) e pelo seu responsável legal, de ciência inequívoca sobre o disposto no Comunicado Nº _______, de __/__/__, que trata do direito de revisão do resultado final de avaliação de alunos.
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Ação Educativa Descentralizada ______
EMEF______________________________________
Campinas, ______de ________________ de 2.0____.
Nome do(a) aluno(a):___________________________________________________Classe/turma: _______Período: ____________
Senhor(a) Diretor(a),
Declaro que tomei conhecimento, nesta data, das informações contidas no Comunicado Nº ______, de ___/___/_______, emitido pela Direção desta Unidade Educacional, sobre o direito de solicitação de revisão quanto ao resultado final de avaliação emitido pelo Conselho de Classe desta unidade.
_______________________________________
Assinatura do(a) aluno(a)
_______________________________________
Assinatura do(a) responsável legal
Ouvindo... Clique para parar a gravao...