Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.
RESOLUÇÃO FUMEC nº 34/2001
(Publicação DOM 12/07/2001 p.10)
A Secretária Municipal de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação no uso de suas atribuições legais, em especial o disposto no caput do artigo 24 da Lei nº 6894/91, regulamenta a substituição de docentes na Fundação Municipal Para Educação Comunitária.
Considerando:
- a prioridade que o Governo Popular e Democrático de Campinas atribui à Educação como direito, com qualidade social, conforme dispõe:
.o artigo 205, incisos VI e VII da Constituição Federal;
.o artigo 53 do ECA;
.o artigo 4º, inciso I da LDB e artigo 13, incisos III e IV da mesma Lei;
- o resultado dos dados levantados nos meses iniciais deste ano letivo, que registram um número excessivo de ausências dos docentes, por diferentes motivos;
- a constatação dos prejuízos causados, por estas ausências, aos alunos, comprometendo seriamente o trabalho pedagógico dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos.
- o problema gerado pelas substituições de docentes com duração de menos de 15 dias,);
- o atendimento ao disposto, que trata do cumprimento da carga mínima anual, no Regimento Comum dos Núcleos Municipais de Educação de Jovens e Adultos.
- as diversas reuniões ocorridas ao longo do primeiro semestre, visando preservar o direito dos alunos a não interrupção das aulas:
Resolve:
Art. 1º Os Núcleos poderão dispor de professor substituto contínuo, em caráter temporário, para exercer trabalho docente de substituição de até 15 (quinze) dias, de acordo com o disposto nesta Resolução.
Parágrafo Único. Considera-se trabalho docente de substituição, na Educação de Jovens e Adultos as atividade didáticas, ministradas aos alunos, de forma interdisciplinar , em consonância com o Projeto Pedagógico, conforme a organização do Núcleo.
Art. 2º O professor substituto contínuo tem as seguintes atribuições, além de outras, previstas em Legislação vigente:
I - atuar nas ausências do professor nos diferentes PEBS e Núcleos.
II - desenvolver seu trabalho em consonância com o Projeto Pedagógico do Núcleo.
III - acompanhar o desenvolvimento dos planos de ensino dos professores;
IV - participar do Trabalho Pedagógico.
V - colaborar na organização e execução dos eventos da escola;
VI - participar das reuniões de Integração , previstas em Calendário Escolar.
Parágrafo único. É vedado ao professor substituto contínuo: a realização de atividades administrativas.
Art. 3º O período de substituição será por prazo determinado e será regido pela Lei Municipal 6.127/89.
Art. 4º A substituição temporária de até 15 dias, no Núcleo, obedecerá a escala de escolha prevista na Lei 6894/91, artigo 24, § 1º, incisos I , no que couber.
Art. 5º O professor substituto contínuo terá a carga horária mínima de 15 horas/aula semanais , sendo obrigatória a frequência no horário de Trabalho Pedagógico, estabelecido pela Coordenadoria do Programa de Jovens e Adultos.
Art. 6º Compete à Coordenadoria do Programa de Jovens e Adultos a atribuição das aulas, em caráter de substituição, acima de 15 dias.
Art. 7º O número de professores substitutos dependerá de um módulo organizado, a partir de critérios estabelecido em reuniões entre coordenadores de unidade e coordenadoria do Programa de Jovens e Adultos.
Art. 8º A presente Resolução terá ampla divulgação para que os interessados tomem conhecimento das exigências específicas e peculiares dessa substituição.
Art. 9º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Campinas, 10 de julho de 2001
CORINTA MARIA GRISOLIA GERALDI
Secretária Municipal de Educação
Ouvindo... Clique para parar a gravao...