Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Município - DOM.
CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar a legislação, uniformizar o procedimento acerca do encerramento de inscrição no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias após o prazo de 30 dias previsto no caput do art. 64 do Decreto Municipal nº 15.356/2005 e dar maior celeridade ao atendimento das solicitações e aos procedimentos administrativos, Expede a seguinte Instrução Normativa:
Art. 1º Para efeito de encerramento de inscrição no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias após o prazo de 30 dias previsto no caput do art. 64 do Decreto Municipal nº 15.356/2005, considera-se prova plena da efetiva cessação da prestação de serviços da pessoa natural, conforme disposto no § 2º do referido art. 64 :
I -o óbito do contribuinte, comprovado pelo atestado de óbito;
II - a incapacitação permanente do contribuinte, física ou mental, para o exercício profissional da atividade para a qual está inscrito no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias, comprovada por laudo médico circunstanciado que:
- ateste a incapacidade do exercício profissional para a atividade respectiva; e
- indique a data a partir da qual se deu a incapacitação;
III - a aposentadoria do contribuinte por invalidez, em decorrência de incapacitação que impeça o exercício profissional da atividade para a qual está inscrito no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias, comprovada por Carta de Concessão/Memória de Cálculo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
IV -a não inscrição do contribuinte no órgão de classe, quando se tratar de requisito para o exercício da profissão para a qual está inscrito no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias, comprovada pela baixa do registro profissional no órgão de classe ou transferência desse registro para outro Estado da Federação;
V - a existência de impedimento legal, comprovada pela apresentação dos dispositivos legais;
VI - a mudança do domicílio do contribuinte para outro Estado da Federação ou País, comprovada por documentação idônea.
§ 1º Para a pessoa natural e pessoa natural equiparada à pessoa jurídica cujas atividades estejam sujeitas à permissão ou à autorização da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (EMDEC), a prova de cessação das atividades será comprovada, exclusivamente, por meio de declaração da EMDEC que informe a data do encerramento da prestação de serviços, exceto em caso de óbito ou incapacitação permanente, quando a comprovação poderá ser efetuada, alternativamente, nos termos dos s I e II do caput deste .
§ 2º Na ausência de comprovação do encerramento das atividades nos termos deste , considerar-se-á a data da protocolização do pedido de encerramento de inscrição no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias como término da prestação de serviços, nos termos da alínea "b" do I do § 1º do art. 64 do Decreto Municipal nº 15.356/05.
§ 3º A disposição do § 2º deste não se aplica à pessoa natural e à pessoa natural equiparada à pessoa jurídica cujas atividades estejam sujeitas à permissão ou à autorização da EMDEC, para as quais o encerramento de inscrição no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias ocorrerá apenas nos termos do § 1º deste .
§ 4º A constatação pela Administração Tributária de que o contribuinte prestou serviços na atividade em que está inscrito, em data posterior à da cessação das atividades verificada nos termos deste , afasta a aplicação das regras nele previstas.
Art. 2º A solicitação de encerramento de inscrição no Cadastro Municipal de Receitas Mobiliárias deverá ser efetuada por meio do formulário "Requerimento Único DRM/SMF", instituído pela Instrução Normativa nº 01 DRM/SMF, de 20 de março de 2009, e subscrita pelo contribuinte ou por seu representante legal, junto ao Protocolo Geral.
§ 1º A solicitação de encerramento de inscrição face a óbito do contribuinte poderá ser feita por qualquer pessoa interessada.
§ 2º A solicitação de encerramento de inscrição deverá ser instruída com os s a seguir:
I - s requeridos no formulário "Requerimento Único - DRM/SMF ";
II - de Informação Cadastral - DIC, em 2 (duas) vias, no modelo definido pela Prefeitura Municipal de Campinas, disponível no endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br, preenchido por processamento eletrônico de dados, sem emendas ou asuras e perfeitamente legível em todas as vias, com o campo "data do encerramento" do item 5 - Atividade Econômica, em branco;
III - Cópia autenticada dos s comprobatórios do encerramento das atividades .
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário, especialmente a Instrução Normativa nº 02 /2009 DRM/SMF, de 03 de abril de 2009.
Art. 4º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
Campinas, 17 de dezembro de 2012
ANTONIO CARIA NETO
Secretário Municipal de Receitas
Ouvindo... Clique para parar a gravao...